Blog

Ser canhoto ou destro interfere no desenvolvimento da criança?

Não! Ser canhoto significa que o lado do cérebro dominante é o direito, responsável pelas emoções e imaginação. Já os destros têm o lado direito, ligado à lógica e matemática, mais influente. Especialistas afirmam que não há nada que impeça uma criança que escreve com a mão esquerda de se desenvolver tão bem quanto uma destra ou ambidestra (que escreve com ambas as mãos).

Atualmente 10% da população mundial é canhota e, embora já haja no mercado itens específicos, muitas pessoas acabam se adaptando aos produtos destinados de destros. Por isso, para os canhotos o apoio dos pais é essencial durante a estabilização da mão preferida, principalmente dos seis aos 8 anos.

  •       Como saber se seu filho será canhoto? É possível notar a predominância de um dos lados se o bebê usa mais uma das mãos que as outras na hora de comer ou brincar. No entanto, a definição se dá apenas próximo dos seis anos, idade em que a criança começa a ser alfabetizada;
  •       Atenção: a escolha da mão favorita deve ser de forma natural: não force-o a escrever com a mão direita, por exemplo. Há casos em que crianças obrigadas a usar uma das mãos desenvolvem gagueira, dislexia e outros problemas na fala e na escrita;
  •       É normal, no início, a criança canhota começar a escrever as palavras de trás para frente. Fique atento e peça auxílio aos professores nesse período;
  •       Estimule sempre a coordenação motora com jogos e brincadeiras que envolvam todo o corpo;
  •       Cheque se na escola existem equipamentos como carteiras próprias para canhotos;
  •       Quando for ensinar alguma coisa, fiquei de frente para a criança canhota. Assim ela terá uma visão de espelho, o que facilita o aprendizado;
  •       Caso seu filho sofra algum tipo de discriminação na escola por ser canhoto, mostre a ele algumas pessoas famosas canhotas e explique a importância delas em suas áreas de atuação. Alguns exemplos são a Rainha Elizabeth, Albert Einstein, Marilyn Monroe, Barack Obama, Ayrton Senna, Julia Roberts, Leonardo da Vinci, Michelângelo, Paul McCartney e Maradona.

 

Você também pode se interessar por:

  • Tios podem ser amigos para toda a vida

  • Anemia: como tratar

  • Escapes durante o desfralde

  • Tem nota baixa no boletim. E agora?

Saiba como os cursos do MundoemCores.com
mudaram vidas de famílias como a sua!

  • “Trabalho com o Método Montessoriano e vejo como ele facilita o aprendizado da criança”

    Valéria é Orientadora Pedagógica de São Luiz do Maranhão e encontrou no curso Montessori em Casa uma forma de aumentar seu conhecimento sobre essa filosofia e se preparar ainda mais para transmitir seus ensinamentos às crianças com quem trabalha.

    Valéria Ferreira Santos

  • “Você se prepara pra tudo na vida. Pra ser mãe, você não se prepara!”

    Carolina buscava orientação para dar uma melhor educação à filha Maria Clara. Viu no evento presencial realizado pelo MundoemCores.com, em Maceió/AL, uma forma diferente de lidar com a personalidade da sua filha.

    Carolina Lira

  • “O curso nos fez entender como estimular a autonomia e a independência da nossa filha”

    Emanuelle e o marido passaram a entender aspectos de sua própria educação e a saber como, agora, agir com sua filha com objetivo de ajudá-la a se desenvolver. Ela afirma que os exemplos dados nas aulas facilitaram muito a colocar em prática tudo que foi aprendido.

    Emanuelle Rech

Siga nas redes sociais

FACEBOOK
INSTAGRAM
YOUTUBE