Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Blog

Ser canhoto ou destro interfere no desenvolvimento da criança?

Não! Ser canhoto significa que o lado do cérebro dominante é o direito, responsável pelas emoções e imaginação. Já os destros têm o lado direito, ligado à lógica e matemática, mais influente. Especialistas afirmam que não há nada que impeça uma criança que escreve com a mão esquerda de se desenvolver tão bem quanto uma destra ou ambidestra (que escreve com ambas as mãos).

Atualmente 10% da população mundial é canhota e, embora já haja no mercado itens específicos, muitas pessoas acabam se adaptando aos produtos destinados de destros. Por isso, para os canhotos o apoio dos pais é essencial durante a estabilização da mão preferida, principalmente dos seis aos 8 anos.

  •       Como saber se seu filho será canhoto? É possível notar a predominância de um dos lados se o bebê usa mais uma das mãos que as outras na hora de comer ou brincar. No entanto, a definição se dá apenas próximo dos seis anos, idade em que a criança começa a ser alfabetizada;
  •       Atenção: a escolha da mão favorita deve ser de forma natural: não force-o a escrever com a mão direita, por exemplo. Há casos em que crianças obrigadas a usar uma das mãos desenvolvem gagueira, dislexia e outros problemas na fala e na escrita;
  •       É normal, no início, a criança canhota começar a escrever as palavras de trás para frente. Fique atento e peça auxílio aos professores nesse período;
  •       Estimule sempre a coordenação motora com jogos e brincadeiras que envolvam todo o corpo;
  •       Cheque se na escola existem equipamentos como carteiras próprias para canhotos;
  •       Quando for ensinar alguma coisa, fiquei de frente para a criança canhota. Assim ela terá uma visão de espelho, o que facilita o aprendizado;
  •       Caso seu filho sofra algum tipo de discriminação na escola por ser canhoto, mostre a ele algumas pessoas famosas canhotas e explique a importância delas em suas áreas de atuação. Alguns exemplos são a Rainha Elizabeth, Albert Einstein, Marilyn Monroe, Barack Obama, Ayrton Senna, Julia Roberts, Leonardo da Vinci, Michelângelo, Paul McCartney e Maradona.

 

Você também pode se interessar por:

  • Insista para que o seu filho coma fora da caixinha!

  • Uma atividade física ideal para cada idade. Só não pode ficar parado!

  • O papel dos avós na vida da criança

  • Como estimular a generosidade nas crianças?

Saiba como os cursos do MundoemCores.com
mudaram vidas de famílias como a sua!

  • “O curso nos fez entender como estimular a autonomia e a independência da nossa filha”

    Emanuelle e o marido passaram a entender aspectos de sua própria educação e a saber como, agora, agir com sua filha com objetivo de ajudá-la a se desenvolver. Ela afirma que os exemplos dados nas aulas facilitaram muito a colocar em prática tudo que foi aprendido.

    Emanuelle Rech

  • “Trabalho com o Método Montessoriano e vejo como ele facilita o aprendizado da criança”

    Valéria é Orientadora Pedagógica de São Luiz do Maranhão e encontrou no curso Montessori em Casa uma forma de aumentar seu conhecimento sobre essa filosofia e se preparar ainda mais para transmitir seus ensinamentos às crianças com quem trabalha.

    Valéria Ferreira Santos

  • “Pude começar a entender que quem tinha que mudar era eu”

    Sandra conheceu o MundoemCores.com por meio da escola do filho Enzo e começou a entender os sinais que ele apresentava. Entendeu que precisava mudar seu comportamento e hoje tem uma relação muito melhor com seu filho.

    Sandra Teixeira

Siga nas redes sociais

FACEBOOK
INSTAGRAM
YOUTUBE