Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Blog

Problemas na alfabetização

É perfeitamente normal que as crianças a partir dos 5 anos troquem algumas letras ao ler ou escrever durante o período de alfabetização. No entanto, podem surgir distúrbios como a dislexia, a discalculia e a disgrafia.
.
???? Esses transtornos de nomes complicados não têm um diagnóstico preciso e indicam dificuldades no aprendizado. Por isso, é tão importante que os pais fiquem de olho no processo de alfabetização da criança.
.
???? A dislexia está relacionada a dificuldades de leitura e pode se apresentar em vários níveis. A criança tem problemas para associar sons a letras e pode trocar letras com sonoridades parecidas, por exemplo vovó por “fofó”. Fique atento se seu filho lê as sílabas separadamente e devagar, não consegue ou rimar palavras;

???? Já a disgrafia está relacionada à dificuldade de escrever à mão. Observe se a criança mistura letras maiúsculas e minúsculas ou separa as sílabas sem necessidade. Além disso, é comum a troca, soma e omissão de letras;

???? A discalculia é um empecilho para a compreensão de itens referentes à matemática, como mapas, calendários, símbolos e sinais. A criança troca os números (3 por 8, 6 por 9, 2 por 5…), tem problemas para sequências lógicas;

???? Se ela apresentar alguma dessas dificuldades, procure a ajuda de um especialista;

???? Seja qual for o transtorno, não rotule a criança;

???? Participe. Tente ajudar na lição de casa e, se não souber, peça orientação ao professor;

???? Incentive a criança a praticar a leitura e a escrita à mão;

???? Estimule a expressão gráfica, desenhando, pintando… Uma boa ideia é pedir que ela recorte letras e palavras de revistas para montar frases.

Você também pode se interessar por:

  • Como fazer o tempo parar de voar?

  • Brincadeiras só são legais quando todos se divertem.

  • Como tornar o divórcio menos traumático para as crianças?

  • Quarto Montessoriano

Saiba como os cursos do MundoemCores.com
mudaram vidas de famílias como a sua!

  • “Muito obrigada por vocês terem trazido tudo isso pra minha família”

    Flaviane finalizou o curso Montessori em Casa e começou a assistir às aulas do Educando com Disciplina Positiva. Ela conta como sua vida mudou após aplicar o que aprendeu nos vídeos.

    Flaviane Cintia de Avila Dutra

  • “Trabalho com o Método Montessoriano e vejo como ele facilita o aprendizado da criança”

    Valéria é Orientadora Pedagógica de São Luiz do Maranhão e encontrou no curso Montessori em Casa uma forma de aumentar seu conhecimento sobre essa filosofia e se preparar ainda mais para transmitir seus ensinamentos às crianças com quem trabalha.

    Valéria Ferreira Santos

  • “O curso nos fez entender como estimular a autonomia e a independência da nossa filha”

    Emanuelle e o marido passaram a entender aspectos de sua própria educação e a saber como, agora, agir com sua filha com objetivo de ajudá-la a se desenvolver. Ela afirma que os exemplos dados nas aulas facilitaram muito a colocar em prática tudo que foi aprendido.

    Emanuelle Rech

Siga nas redes sociais

FACEBOOK
INSTAGRAM
YOUTUBE